Uol

Buscape

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Prepare seu corpo para a gravidez


 



Como planejar uma gravidez



Planejar a gravidez significa bem mais do que entrar em acordo com o futuro papai da criança sobre o melhor momento para se ter um filho. Antes mesmo da concepção, cuidar do corpo e da mente é bastante recomendável para que a gestação ocorra da forma mais saudável possível.
Ao se decidir pela gravidez, a mulher pode procurar seu médico e adquirir uma série de informações sobre o preparo físico ideal para gerar um bebê. Recomenda-se, por exemplo, que pelo menos três meses antes da concepção, a futura mamãe já tome 5mg de ácido fólico suplementar por dia, no intuito de evitar malformações do sistema nervoso central da criança.
Casos de miomas uterinos em mulheres que desejam engravidar também podem ser descobertos e tratados para não atrapalhar a concepção. “Neste caso, o ginecologista investigará a localização, tamanho e número de miomas, podendo até indicar um procedimento cirúrgico prévio, se for o caso”, diz a Dra. Lílian Gusmão Ribeiro, médica especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Assistida pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Segundo a médica, estar de bem com a balança também é condição fundamental para um bom início de gestação. “Gestantes que já iniciam o pré-natal obesas ou mesmo com sobrepeso, ou adquirem peso acima do recomendado, podem apresentar intercorrências e patologias obstétricas, como hipertensão e diabetes gestacionais”. Uma boa dica é iniciar a prática de atividades físicas, com acompanhamento profissional, já nesta fase.
E o que não é segredo para ninguém: alto astral e mente saudável facilitam a concepção. O ponto mais importante, diz a Dra. Lílian, é o casal desejar a concepção, o que irá determinar todo o planejamento e os cuidados com o corpo e a mente. “Sentir-se acolhida pela família e amigos, um bom ambiente de trabalho, atividade física e tempo disponível para o lazer podem ajudar na prevenção de transtornos comportamentais e emocionais freqüentes no estado gestacional”.
Por Adriana Cocco

Nenhum comentário:

Postar um comentário