Uol

Buscape

domingo, 23 de janeiro de 2011

Fertilidade e concepção



As causas da infertilidade da mulher podem ser inúmeras mas as mais frequentes são:
  • Alterações hormonais, levando a distúrbios na ovulação a ovulação implica um processo de diversas fases que envolvem a maturação e libertação do óvulo. Para que estas fases aconteçam, existe um conjunto de hormonas responsáveis e que as fazem despoletar. Esta libertação das hormonas deverá ser equilibrada, pois poderá existir maior libertação de um tipo de hormona do que de outro, ou até mesmo ser inexistente.
  • Endometriose – o endométrio (revestimento do útero) é normalmente composto por células que por vezes poderão crescer fora dele; isto é a endometrioseNa ocasião da menstruação estas células sangram fazendo com que os órgãos internos acabem por ficar colados ao sangue com o tecido endometrial. A endometriose pode dar origem à infertilidade se os órgãos reprodutores forem lesionados. A endometriose provoca menstruações muito longas e com muito fluxo.
  • Fibromiomas – os fibromiomas são tumores benignos que crescem dentro do útero. Nem sempre estes tumores causam infertilidade, mas também não significa que não o façam. Estes tumores poderão exercer pressão nas trompas de Falópio, no entanto, poderão ser removidos cirurgicamente.
  • Síndrome do ovário poliquístico – usualmente dentro dos folículos dos ovários desenvolvem-se os óvulos, e quando um estiver maduro irá ser libertado. Mas quando se sofre de síndrome do ovário poliquístico os folículos não se transformam em óvulos, mas sim em quistos, não podendo os óvulos atingir a sua maturidade e assim não havendo ovulação não se liberta o óvulo para posteriormente ser fecundado.
  • Lesões nas trompas de Falópio – DST’s como a clamídia, a endometriose, infecções diversas poderão ser as causas do mau desempenho das trompas de Falópio, pois poderão bloqueá-las, ou mesmo lesioná-las, provocando infertilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário