Uol

Buscape

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Gravidez Semana a Semana



Por que nossa contagem poderá em algum momento não bater com a do seu médico ou do ultrassom?
O conceito que utilizamos nesse serviço é o da Gravidez de 40 Semanas. Nesse conceito a gravidez é contata a partir do primeiro dia de sua última menstruação (D.U.M.). Isso quer dizer que as semanas que antecederam a concepção também são consideradas. Esse critério poderá gerar algumas diferenças na hora que você fizer alguns exames como um ultrassom, que mesmo utilizando a D.U.M. como referência poderá determinar que o feto está mais "velho" ou mais "novo" do que a contagem pela D.U.M. Isso porque o ultrassom avaliará as medidas do feto e determinará que aquelas medidas pertencem a um feto mais "velho" ou mais "novo", daí em diante é normal que o médico passe a considerar a idade do feto informado pelo ultrassom e não mais o da D.U.M.  Sendo assim, será possível uma diferença de mais ou menos duas semanas entre o que lhe informaremos como sendo a sua semana de gravidez e o que o exame informará.
IMPORTANTE!
O envio das semanas é sempre em relação à semana em que você ESTÁ e não em relação à semana que já passou (completou). Por isso, a contagem das semanas começa em 1 (um) e não em 0 (zero).
Por exemplo: dia 10/03 foi o primeiro dia de sua última menstruação. Então no dia 10/03 começou a sua gravidez e você estava na semana 1. No dia 17/03 começou a semana 2. E assim por diante.
Outras diferenças
O cálculo também é feito por semanas, ao invés de meses. Por exemplo, 4 semanas é igual a 28 dias, que resulta em um mês lunar (aproximado). Diferente de um mês que você está acostumada, que em geral tem 30 ou 31 dias. Isso é feito porque fica mais fácil de contar. Portanto, para este serviço iremos considerar que a gravidez dura em média 280 dias ou 40 semanas. Nesse conceito entra na contagem aquelas semanas anteriores à concepção de fato. Ou seja, iremos contar desde o primeiro dia de sua última menstruação.
Pré-Natal
O pré-natal é muito importante para que se tenha uma gravidez tranquila e um ótimo desenvolvimento do seu bebê. A primeira consulta acontece quando você ainda suspeita da gravidez e segue por acompanhamento mensal, quinzenal a partir de 32 semanas, e semanal a partir de 38 semanas se tudo ocorrer sem problemas.
Conhecer as transformações e sintomas que ocorrem no seu corpo durante a gravidez é estar preparada para viver essa fase segura e tranqüila.
ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, que será informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

Um comentário:

  1. Boa noite

    Caso tenha interesse em participar de grupo de troca de cliques e ter um ganho com lomadee e boboxx entre em contato com trocacliks@gmail.com.
    Obrigado!!!

    Equipe Troca Cliks!

    ResponderExcluir