Uol

Buscape

sábado, 30 de junho de 2012

Descubra o que o bebé sente... ... mês a mês! Parte 2


4º Mês - Escute o ritmo do seu bebé

O que sente?

    O bebé já é sensível à luz. Se projectar uma luz brilhante sobre a barriga, ele protegerá os olhos. Também reage ao frio e às cócegas. ;

Que estímulos necessita?

    Surge a primeira sombra de dúvida e os seus primeiros receios, por isso as técnicas de afirmação e pensamento positivo ajudá-la-ão a enfrentá-los. A primeira ecografia do bebé vai deixá-la emocionada, mas não servirá de "primeira foto oficial", pois parece a imagem desfocada de um televisor a preto e branco. Dificilmente distinguirá a cabeça do resto do corpo. As suas recordações, a imaginação, a história da sua família, as pequenas coisas do dia-a-dia do casal... tudo isso ajudará a criar uma imagem do seu primeiro filho. A sua imaginação não vai parar de trabalhar!

Métodos mais eficazes

    Imagine o corpo do seu bebé a flutuar no líquido amniótico. Observe os dedinhos dos pés e das mãos, as perninhas encolhidas... Veja como abre e fecha a boca, como chupa no polegar. Agora, sustenha a respiração e escute o pulsar do seu coração ao mesmo ritmo do seu filho. Comece a respirar e preste atenção às suas próprias inspirações e expirações.Imagine que o seu bebé se move dentro de si ao ritmo da sua respiração.

5º Mês - Mamã, põe essa música outra vez

O que sente?

    Não se surpreenda com os "puxões" repentinos que o seu filho dá, pois ele já é capaz de apertar com força, de agarrar o cordão umbilical e de brincar com ele. O seu bebé tem um ritmo de sono que alter­na com momentos de actividade, mas o mais espantoso é o desenvolvimento do seu aparelho auditivo. Quando ouve músi­ca ou barulhos fortes, reage com movimen­tos bruscos ou aceleração do ritmo cardíaco. Agora já distingue os diferentes tipos de sons.

Que estímulos necessita?

    Comunique verbalmente com o seu fi­lho. Fale com ele, cante e conte-lhe histó­rias. Com isso conseguirá melhorar a sua afectividade e o desenvolvimento físico.

Métodos mais eficazes

    Escolha canções suaves e cante-as várias vezes com carinho. Os bebés ado­ram a repetição. Sabia que os contos sensibilizam o sistema nervoso do bebé pa­ra as pautas linguísticas? Mas nào é só isso: se puser todo o seu amor e ternura quando lhe ler histórias, verá que o seu filho comunica consigo através dos pon­tapés. Fale com ele enquanto faz a cama, sai do escritório ou come uma maçã. E, mais importante ainda, faça-o como se ele a entendesse.

6º Mês - Ontem sonhei contigo

O que sente?

    O seu bebé já é capaz de lhe dar a perceber se está descontraí­do ou tenso. Os sinais traduzem-se em pon­tapés frequentes, mudanças brus­cas de posição ou em excesso de sucção do polegar.

Que estímulos necessita?

    No útero, o seu filho criou o seu próprio lar. Apercebeu-se já de que mexe os braços, faz mo­vimentos no líquido amniótico que lhe propor­cionam sensações agra­dáveis. Aconselhamo-la a acariciar a barriga, esta­belecendo uma relação bidireccional: enviar uma mensagem táctil ao seu bebé e receber uma resposta directa.

Métodos mais eficazes

    Tranquilize o seu filho sempre que o sentir a mexer-se de maneira irrequieta. Recoste-se numa posição confortá­vel e faça uma massa­gem desde o umbigo até ao peito. Pode esfregar a barriga com óleo, ouça música ou cante baixinho. Duran­te a massagem, feche os olhos e imagine o bebé no útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário